A Prefeitura de Fabriciano anunciou na noite de ontem que voltou atrás e não publicaria o decreto que permitiria, sob regras específicas e bastantes rígidas, a reabertura do comércio em todo a cidade a partir da próxima segunda-feira, 30. Segundo o Portal N+ apurou, o prefeito Marcus Vinícius teria ouvido de seus colegas de Timóteo, Ipatinga e Paraíso o pedido que pudessem tomar esta decisão em conjunto e que todos os municípios retomem suas atividades comerciais na mesma data, sob as mesmas regras e procedimentos. No final da noite de ontem, Marcus Vinicius se reuniu com Douglas Willkys e ambos definiram por esperar a anuência de Ipatinga e Paraíso antes de autorizar a retomada das atividades empresariais.
De acordo com uma cópia do documento de 15 páginas ao qual o Portal N+ teve acesso, seria determinado o uso de equipamentos de segurança e produtos de higienização; seria o número reduzido de funcionários trabalhando ao mesmo tempo e seria exigido um controle rígido na entrada e saída de clientes, dentre outros detalhes técnicos e sanitários.
Caso seja mantido como foi redigido em sua versão original, o decreto tem a previsão que atividades econômicas de comércio varejista, atacadista de bens e prestação de serviços devam funcionar em horários alternados, entre 7h e 13h e 12h e 18h. Já as atividades religiosas poderão também ser retomadas, desde que sejam respeitadas as recomendações de limpeza, distanciamento entre as pessoas e outros cuidados nos locais de culto.