A crise provocada pelo Coronavírus e os desencontros que acontecem entre todas as esferas de governo levou hoje os prefeitos das cidades que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) a se reunirem para discutir estratégias conjuntas de combate à pandemia. O encontro aconteceu em Ipatinga e contou, além do anfitrião Nardyello Rocha, com os colegas Douglas Willkys de Timóteo e Marcos Vinícius (Fabriciano). A prefeita de Paraíso, Luzia de Melo, foi representada pelo secretário de Governo Everaldo Ciriaco.
Em documento redigido conjuntamente, os prefeitos reivindicam que os governos do Estado e da União reconheçam a importância da RMVA, que conta com mais de 500 mil habitantes, priorizando as ações de enfrentamento ao coronavírus. Ele pediram ainda agilidade na entrega do resultado dos exames encaminhados à Funed; a disponibilização de pelos menos mais 133 leitos de UTI; o fornecimento de pelo menos 200 mil kits de testes rápidos e de equipamentos de EPIs em quantidade suficiente para atender aos profissionais de saúde. Eles também concordaram quanto a necessidade do isolamento social, da manutenção do comércio parcialmente fechado e a suspensão das aulas a bem do interesse público e como fundamentais para o sucesso do propósito de evitar a proliferação do vírus, conforme orientação da OMS.
“Se garantirem a ampliação de leitos de UTI suficientes para nossos municípes, concordo com o fim do isolamento social, caso contrário não serei irresponsável de pagar pra ver”, ponderou Douglas Willkys, acrescentando que o momento exige serenidade.