As igrejas presbiterianas do Sínodo Leste de Minas estarão com suas portas fechadas aos membros e visitantes até o dia 31 de março. A determinação veio da comissão executiva do concílio, que reúne mais de 50 comunidades em cidades como Vargem Alegre, Alto Caparaó, Carangola, Espera Feliz, Manhuaçu, Matipó, Rio Casca, Raul Soares, Ipanema e Muriaé, Laginha, Chalé, dentre outras.
A determinação seguiu o protocolo principal adotado e recomendado pelas autoridades de saúde que é o isolamento total das pessoas, e imprescindivelmente que as instituições que promovem reuniões suspendam as aglomerações de pessoas. A direção do sínodo recomendou que os membros permaneçam em casa pelo maior tempo possível a fim de não contrair o vírus e nem transmiti-lo e que a direção de cada igreja façam uso das redes sociais para enviar mensagens bíblicas de edificação.
No Vale do Aço, que cujo sínodo também reúne mais de 50 comunidades entre igrejas e congregações (filiais), a recomendação foi pelo fechamento das igrejas, o que vem sendo seguido pela maioria delas até o momento.
Na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), um sínodo seria o equivalente a uma arquidiocese na Igreja Católica Romana. A ele, são subordinados os presbitérios: (dioceses) no romanismo. No Vale do Aço são quatro: Vale do Aço, Central, Leste Vale do Aço e Timóteo, subordinado ao Sínodo que leva o nome da região.