Uma das mais antigas e maiores empresas de ônibus do país, a Viação Itapemirim deve em breve, se aventurar novamente no modal aéreo. A previsão é que os primeiros voos sejam realizados no início de 2021.
A ideia dos atuais acionistas, capitaneados por Sdnei Paiva, é lançar uma empresa low-cost (baixo custo), cujas operações iniciais se concentrariam em cidades onde o atendimento é precário, com apenas uma empresa voando para o local, geralmente cobrando preços exorbitantes pelas passagens.
Para isso, já foram encomendadas mais de 30 aeronaves com capacidades para 80 e 100 passageiros. O modelo de negócios prevê ainda uma integração dos serviços aéreos com o transporte de cargas e passageiros rodoviários. Paiva ainda não definiu quais os destinos iniciais do voos, mas, cidades como Ipatinga e Governador Valadares podem estar em sua abordagem inicial.
Esta será a terceira tentativa da Itapemirim no setor aéreo. A primeira aconteceu nos anos 90, no setor de cargas, mas a aventura terminou em 2000. Outra incursão foi feita em 2017, com a compra da Passaredo, mas o negócio foi desfeito no mesmo ano por falta do cumprimento de algumas cláusulas do contrato.
E agora, qual será o fim desta aventura?
Só o tempo vai dizer…..