BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Inauguração da UPA marca um novo momento na história de Timóteo

Por meio da atuação da atual gestão da Prefeitura resgatou a credibilidade e a estabilidade institucional do Município para terminar obras importantes como a Unidade de Pronto Atendimento

 

A inauguração da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro na sexta-feira (24), às 19 horas, é o final feliz de uma história que começou há nove anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde. Até a conclusão total do prédio, realização de chamamento público de Organização Social de Saúde (OSS) para fazer a gestão compartilhada da UPA e o início das operações foi um longo percurso.

 

A homologação para a construção da unidade pelo Ministério da Saúde foi em 2011 e a primeira ordem de serviço para início da construção foi assinada em março de 2014 com um custo estimado em R$ 2,6 milhões. Em fevereiro de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, após mais de dois anos e seis meses de obra paralisada.

 

Ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018, o prefeito Douglas Willkys colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no Município, entre as quais a UPA.

 

Ao tomar posse e conhecer o estágio da UPA, a atual gestão se deparou com 62% do seu cronograma executado. A real situação da unidade era ruinosa com materiais elétricos furtados, infiltrações e a edificação depredada.

 

Em pouco mais de um ano e meio, a atual gestão da Prefeitura de Timóteo concluiu a obra, realizou licitações para a aquisição de equipamentos hospitalares e promoveu um chamamento público que definiu a Organização Social de Saúde que fará a gestão compartilhada da unidade. Ao final, o valor total da obra está em R$ 3,7 milhões.

 

A UPA de Timóteo é do Tipo 2, nível 5, funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, com 6 médicos, sendo 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período diurno, e outros 3 médicos (também dois clínicos e um pediatra) no período noturno. A gestão está sob a responsabilidade do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados no bairro Primavera com capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia.

FONTE: http://www.timoteo.mg.gov.br/

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM