BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Governo vai adiantar recursos para municípios atingidos pela chuva

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira,29, que estará adiantando as parcelas de fevereiro e março do pagamento da dívida para os municípios que foram atingidos pelas chuvas deste mês. Com isso, o dinheiro, que será repassado no dia 28, cairá no caixa das prefeituras no dia 12 de cada mês. A medida faz parte de um pacote de apoio as cidades mineiras que estão em situação de emergência ou calamidade pública em decorrência das chuvas que atingem o estado.

Já a parcela de janeiro será paga nesta sexta-feira, 31, conforme previsto. Segundo o Zema, “cairá na conta dos municípios R$ 336 milhões. “Diante deste momento tão difícil, o governo vai fazer o que está ao nosso alcance, apesar das nossas dificuldades financeiras”, disse Zema. O governador também destacou que está em contato com o governo federal para garantir mais recursos às cidades atingidas e os órgãos estaduais darão todo o apoio para que as cidades possam executar os trâmites burocráticos.

Além do Governo Estadual, entidades como a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)) e o Sicepot (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais), prometeram ajudar os municípios atingidos pelas enchentes com o repasse de valores em dinheiro, equipamentos, mão-de-obra e donativos.

BDMG

Outra medida anunciada por Zema foi a linha de crédito aberta pela BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) para financiamento de capital de giro para micro e pequenos empresários de municípios fortemente atingidos pelas chuvas. A linha possui taxas a partir de 0,83% a.m. e prazo total de até 48 meses. Quando comparado aos demais produtos de capital de giro para micro e pequenas empresas oferecidos pelo banco, o Geraminas Solidário é o que apresenta os melhores preços. A linha de crédito estará disponível no site do BDMG até 30 de abril de 2020.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM