Prevista para o fim do mês a inauguração do novo parque fabril às margens da BR-458 da Tecnorife
O destino possibilitou que três especialistas,o Engenheiro Químico com Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais Gerson Corrêa Filho (ex-Usiminas), o engenheiro eletricista Carlos Ribeiro(ex-Insider/Magnesita) e o Tec. Metalurgista Irineu Lage(ex-Insider/Magnesita) se juntassem em Setembro de 2009 para chacoalhar o mercado de produtos siderúrgicos refratários dominado por players internacionais, sobretudo, a líder de mercado, a gigante Magnesita.
Santana do Paraíso, mais especificamente no Bairro Águas Claras, foi o ponto de partida. A área onde era ocupada por uma fábrica de bicicletas foi o berço das atividades com o fornecimento de apenas um produto para uma das siderúrgicas da região do Vale do Aço. Antes de completar dois anos após a sua fundação, já em Janeiro 2012, passou fornecer 95 produtos, com contratos exclusivos de fornecimento para as maiores siderurgias nacionais. Em 2013, amplia seu mercado com exportação de produtos monolíticos.
Produtos Customizados
A Tecnofire tem como ideologia não o fornecimento de produtos refratários, e sim o fornecimento de tecnologia em produtos monolíticos, moldados e pré-moldados. Destaca-se pela agilidade no atendimento e compromisso com o desempenho dos seus produtos cujo diferencial é a fabricação sob medida, adaptados aos equipamentos do cliente.
Alguns produtos se destacam, como as massas plásticas desenvolvidas pela Tecnofire que possuem aplicação voltada para obstrução de ventaneiras, desvio de canal de corrida de alto-forno, forno elétrico, reparos de revestimentos e concretos que são utilizados em diferentes segmentos das indústrias (esse vêm ganhando mercado cada vez mais).
Crescimento frustrado
Gerson Corrêa, um dos proprietários, sentiu as dificuldades da acomodação de matérias primas e estoque dos produtos com área cada vez menor para uma produção e clientela crescente. Em 2012, engajou-se na criação de um Distrito Industrial Privado em articulação com a Prefeitura de Ipaba, Cenibra e mais 25 empresas. No entanto, após um processo de aquisição de área de mais de 10 mil hectares, elaboração de projeto executivo e licenciamento ambiental (que estava em andamento) se defrontou, já em 2013, com invasão da área, o que gerou processo longo passando por várias varas e teve, recentemente, reintegração parcial da posse (quase 06 anos após).
Esse episódio não deixou alternativa, senão a busca por nova área para a transferência do parque fabril que tivesse espaço adequado para a acomodação de produção, estoque e administração.
Nova fábrica
Esse sonho estará prestes a realizar no fim do mês. Em área as margens da BR 458, próxima à primeira entrada para a cidade de Ipaba, fábrica foi erguida ao longo de mais de 15 meses de obras. São mais de 12 mil metros de área construída com 03 galpões e área de estocagem (11 mil m2)sendo 500m² para manutenção,500 m2, 350m² para demolição e 1200m² para administração. “Procuramos cumprir todas exigências dos órgãos ambientais para iniciarmos a produção na nova aérea. Estamos trabalhando sábados e domingos e, durante a semana, com jornada estendida para que possamos, em uma semana, transferir equipamentos da fábrica do Águas Claras e na outra retomar a produção normalmente”, explica Corrêa.
A Tecnofire possui 100 empregados na fábrica e mais 20 espalhados por clientes em todo do país, entre eles Usiminas, Arcellor Mittal, CSN e Ternium Brasil. “Esperamos que em nossas novas instalações possamos melhorar, ainda mais, o atendimento que dispendemos à nossos clientes. Conseguimos ofertar produtos com condições competitivas e, agora, mais bem favorecidos pela melhoria da logística interna vamos melhorar”, comemora o executivo.
A inauguração será feita de forma discreta, aguardando momento mais adequado para cerimônia com a merecida homenagem aos apoiadores, clientes e empregados.