A espera foi longa e muitos achavam que, como estamos no Brasil, ela nunca vai seria reconstruída ou reformada. Mas, contrariando todos os diagnósticos pessimistas, finalmente, a Ponte da Integração, conhecida como Ponte Velha, finalmente está em operação normal de tráfego; voltando a ser a principal opção de ligação rodoviária entre as cidades de Fabriciano e Timóteo, ligando também o Vale do Aço à Nova Era, João Monlevade, Itabira e Belo Horizonte. A solenidade de inauguração aconteceu agora há pouco e contou com a presença de autoridades políticas, populares e curiosos. As obras que possibilitaram a reforma completa de toda a estrutura começaram em novembro de 2018 e tiveram um custo de R$ 9,8 milhões.
Com 125 metros de extensão e 10 e largura, a ponte, construída originalmente nos anos 40, pela antiga Acesita, cruza o rio Piracicaba, o Anel Rodoviário da BR 381 e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligando a continuação da Avenida Tancredo Neves no lado fabricianense e o Trevo da Sinterização em Timóteo. Até 2005, era a única ligação direta entre as duas cidades, quando foi inaugurada a Ponte Mariano Pires Pontes, a “ponte nova”, entre o Centro de Fabriciano e o bairro Alegre, em Timóteo.
A saga da Ponte Velha começou em novembro de 2012, quando foi interditada pelo Dnit, depois que uma inspeção técnica confirmou a existência de trincas na fundação de um dos pilares. Em abril de 2013, a pista foi liberada para veículos leves, porém blocos de concreto foram colocados nas cabeceiras e no centro para impedir a passagem de caminhões e ônibus. A interdição total aconteceu em novembro de 2018, para que as obras definitivas de reforma fossem realizadas.