A indústria automobilística conseguiu um aumento de produção em 2019 a despeito da profunda queda nas exportações, provocada pela crise na Argentina. O mercado interno compensou as perdas com exportação. No ano completo, foram produzidos 2,94 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, alta de 2,3% em relação ao volume de 2018. Mas a crise no país vizinho trouxe impacto na produção de dezembro, quando saíram das linhas de montagem 170,5 mil veículos, volume 3,9% menor do que o do último mês de 2018.
Os números foram apresentados nesta terça-feira pela Anfavea, associação que representa os fabricantes de veículos. A entidade apontou ainda que, em 2019, foram vendidos 2,78 milhões de veículos no país, um crescimento de 8,6% na comparação com o ano anterior. Foi o melhor ano desde 2014.
Há poucos dias, a Fenabrave, que representa os concessionários, revelou que calcula um crescimento de 9% nas vendas de carros e comerciais leves em 2020. A entidade demonstrou otimismo em relação ao aumento da oferta de crédito.
FONTE: https://institutoacobrasil.net.br/