Para combater fraudes no cadastro de linhas pré-pagas, as operadoras de telefonia ampliaram para os clientes do Nordeste e Centro-Oeste a possibilidade de consultar se existem, no próprio nome, contas irregulares cadastradas.
A pessoa deve acessar o portal – cadastropré.com.br – e verificar se o próprio CPF tem sido usado para cadastrar outras linhas pré-pagas.
Se for encontrada uma linha irregular, a pessoa deve pedir o cancelamento imediato do pré-pago.
As empresas são obrigadas a cancelar a conta em 24 horas se o pedido for feito por meio de atendente e em até 48 horas se a solicitação foi por meio digital.
Os clientes da Região Norte já podem verificar se existem linhas de pré-pago irregulares no próprio CPF, desde o dia 6 de janeiro.
O programa será ampliado para os moradores do Sul e Sudeste, a partir do dia 22 de janeiro.
A iniciativa foi proposta pelas operadoras e aprovada pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. A medida é uma das ações da agência para combater as fraudes nos pré-pagos.
FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/