Desenvolvido pelo APL Metalmecânico, através do Centro de Excelência em Engenharia e do Programa FIEMG Competitiva, em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia – CIT, Sebrae e Sindimiva foi entregue nessa segunda-feira, 16/12, nas dependências do SENAI, em Ipatinga, o projeto de engenharia detalhado do Incinerador de Resíduos.
Iniciado há 2 anos o projeto visa aprimorar as competências das empresas do Vale do Aço na elaboração de projetos de engenharia.
Para a gerente do SENAI, Lirian Lima, o projeto tem uma grande importância para a região. “Em termos de aprendizado, ele foi estruturado com reuniões técnicas mensais sobre o detalhamento da engenharia, de forma a assegurar a transferência de conhecimento do corpo técnico para as empresas. Em termos de governança, contou com um trabalho integrado de diversas entidades. Já no quesito mercado, a entrega aos empresários foi uma oportunidade de diversificação de portfólio e expansão”, explicou.
Marlon Duarte, presidente do APL Metalmecânico, destacou que esse foi o primeiro projeto com recurso gerido pelo APL. “Os arranjos produtivos locais são uma ferramenta de desenvolvimento regional que contam com incentivos governamentais e linhas de subsídio específicos. Esse foi o nosso primeiro projeto, acredito no potencial das empresas do Vale do Aço, precisamos aproveitar melhor as oportunidades que o APL nos oferece”, disse.
O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do CEE. “A FIEMG juntamente com o Centro de Excelência oferece toda a estrutura e dezenas de oportunidades para desenvolver nossos negócios, que esse projeto seja o primeiro de muitos”, destacou.
Fizeram parte do projeto as indústrias: Ramac, Lumar Metals, Indústria Mecânica Líder, Açovale, Líder Eletromecânica, Tec Weld, Vija Automação e Arcon Refrigeração.