A partir de janeiro de 2020, Belo Oriente passa a contar com um PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual), uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial, com a apoio parceria da Prefeitura do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O PACE tem o objetivo de realizar de forma rápida, simples e econômica, audiências de conciliação, com foco em renegociações de dívida, antes que ocorra o ajuizamento da ação no Tribunal de Justiça.
O posto funcionará nas dependências da Associação Comercial e os atendimentos serão realizados de forma gratuita. Nesta cooperação técnica, a administração municipal disponibilizará uma servidora da Procuradoria Geral para atuar como conciliadora e realizar o atendimento e a mediação dos casos.
A cerimônia de lançamento do PACE ocorreu nesta terça-feira, 26, na sede da ACE/CDL e contou com a presença da juíza da Comarca de Açucena, Larissa Teixeira da Costa, do procurador-geral do município Juliano Henrique Bastos, do presidente da ACE/CDL, Edison da Conceição, do presidente da Federaminas, Emílio Parolini, do representante da Câmara Municipal, vereador Vaguinho da Borracharia, do representante da Cenibra, Cyrino Palhares e do comandante da Polícia Militar, tenente Ronaldo Adriano.