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04 anos com excelência no atendimento

Hospital Metropolitano Unimed comemora primeiros anos de operação com certificação ONA

Um balanço das atividades realizadas no Hospital Metropolitano Unimed foi apresentado na última quinta-feira (28) à imprensa regional. A unidade, que completou quatro anos de operação sábado (30), apresentou crescimento significativo nos últimos meses e irá fechar o ano com com indicadores de performance muito positivos.

O Diretor de Recursos Próprios e médico cooperado, Dr. Érico Fantini, conduziu a apresentação. Em sua fala, destacou os ótimos resultados obtidos pela instituição. “Só temos que comemorar. Mesmo sendo um hospital novo, fomos acreditados pela ONA, temos altos índices de satisfação dos beneficiários, além da qualidade e eficiência dos serviços prestados, sempre focados em oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, explicou.

Dentre indicadores comemorados, a taxa de ocupação em torno de 85% está próxima do que é preconizado como ideal para um hospital do porte e resolutividade como o HMU. Outro indicador que mede o nível de resolutividade do hospital é a baixa taxa de permanência que gira, em média, 2,8 dias por leito.

Outros aspectos comemorados, mas intangíveis, são o grau de humanização do atendimento e o modelo de gestão compartilhada. Segundo o executivo, o alinhamento entre as necessidades do paciente com as possibilidades da gestão possibilita que todos os colaboradores e, sobretudo, todas ações estejam centradas no paciente. Citou exemplo de que metas de despesas mensais já estarem exauridas não sendo limitadoras para que a equipe explore todas as possibilidades, tanto no apoio diagnóstico quanto no tratamento para que se alcance a cura e, consequentemente, alta do paciente (mesmo gerando mais custo).

Certificação ONA

A certificação ONA, recertificada recentemente, significa que o Hospital alcançou o nível 2, em uma escala de 01 a 03, estabelecida pela Organização Nacional de Acreditação. Espera-se o nível 03 para o próximo ano uma vez que somente poderá ser alcançada após 30 meses da primeira certificação.

A certificação ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde, possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.

A metodologia de acreditação da ONA foi desenvolvida em 1999, a partir de métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina e de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Para abranger todo o território nacional, ela foi testada em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.

Desde que surgiu, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em benefício do cuidado do paciente e da qualidade no atendimento.

Equipe diretiva do HMU.

A equipe do HMU está totalmente engajada para a busca do nível 03. É o que está projetado para o próximo ano.

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