O governador de Minas, Romeu Zema, anunciou esta semana o lançamento do programa Uai Compartilha, iniciativa que vai possibilitar que municípios adotem o modelo de gestão das UAIs (Unidades de Atendimento Integrado). Os primeiros convênios assinados beneficiarão mais de 90 mil pessoas nos municípios de Felício dos Santos e Fronteira, por meio das prefeituras locais, e de Viçosa, em parceria com a Câmara de Vereadores.
Com as parcerias, o Estado vai disponibilizar o modelo de gestão das unidades, promovendo treinamentos e compartilhando conhecimento já adotado no Sistema UAI em toda Minas Gerais. Os municípios vão viabilizar financeiramente a estrutura e a equipe de atendimento. Coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), as UAIs concentram alguns dos serviços públicos prestados para a população, como a emissão da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, solicitação de seguro-desemprego, entre outros. Atualmente, o Estado possui 31 Unidades de Atendimento Integrado e, em 2019, 5,4 milhões de atendimentos presenciais foram realizados.
O município interessado em aderir ao Programa UAI Compartilha, do Governo de Minas deverá fazer a solicitação pelo Sistema Eletrônico de Informações – SEI!MG. Os pedidos serão avaliados por ordem de cadastramento.