O programa Novos Caminhos, executado pela prefeitura de Timóteo, ficou classificado entre os cinco projetos de destaque na disputa pelo prêmio nacional Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, cuja cerimônia de anúncio dos finalistas aconteceu na noite desta segunda-feira, 2, na sede da Filarmônica, em Belo Horizonte, com presença do governador Romeu Zema. Idealizado pela Revista Ecológico e pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), o prêmio valoriza ações de desenvolvimento sustentável e está em sua décima edição, numa parceria com o Governo de Minas, IGAM, IEF e FEAM.
O Novos Caminhos integra a Plataforma Mobiliza Usiminas – Todos pelo Trabalho, tem gestão executiva do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA) e possibilita redução de pena para presidiários que produzem blocos (a partir do agregado siderúrgico) para calçamento de ruas e áreas públicas. “É mais uma parceria de grande relevância social que construímos e que também ganha o cenário nacional”, explicou Henrique Santos, Gestor Corporativo de Coprodutos e Sustentabilidade e coordenador Geral do Programa Mobiliza.
Ao final da solenidade, o prefeito Douglas Willkys, falou com satisfação da classificação entre os cinco projetos mais relevantes desta edição do prêmio Hugo Werneck. Disse que os resultados foram positivos sob todos os aspectos. “Concorremos com 149 projetos de grandes empresas do país. Essa parceria possibilitou mostrar Timóteo para o Brasil, com ações sustentáveis que beneficiam, não só a população carcerária, mas toda a comunidade. Estamos no caminho certo”, comentou.