Apesar da crise que ainda assola o país, os números referentes à exportação e importação de produtos se mostraram favoráveis à Ipatinga em 2019. A informação é da Prefeitura Municipal, baseada em dados do portal Comex Vis, do Ministério da Economia, diretamente ligados ao ambiente industrial. Segundo o portal, a cidade teve uma elevação de 18,8% nas exportações entre janeiro e novembro, comparado ao mesmo período de 2018. Ao todo, a cidade vendeu para o estrangeiro um total de 204,27 milhões de dólares. Entre os fatores influenciadores do resultado obtido no município, maior economia da região Leste do estado, está o retorno da estabilidade e retomada da confiança nos negócios.
Entre os itens exportados, a predominância é de produtos industriais provenientes do aço. Entretanto, outros artigos produzidos na cidade também são vendidos para o exterior com maior significado na economia, como camisetas e mel natural. A Argentina é o país do mundo que mais compra de Ipatinga. As exportações representam 59% da nossa capacidade de produção, vindo em seguida os Estados Unidos, com 20%.
Outro número ascendente de Ipatinga é o das importações. A cidade comprou, de janeiro a novembro, mais de 348,27 milhões de dólares do exterior, um aumento de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quase 50% destes produtos são provenientes dos Estados Unidos e 82% deles são