BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Manhuaçu ganha dois bens imateriais

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, assinou este mês um decreto declarando como bem imaterial do município a Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar e a “Caminhada de Santa Cruz”, uma peregrinação religiosa que leva os caminhantes à montanha que faz divisa entre os córregos de Bemposta e Boa Vista. A medida da prefeitura cumpre uma etapa de recente resolução do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, em reunião realizada em 19 de novembro.

Com 53 anos de fundação, a Banda do 11º, batizada de corporação Musical Sentinela do Caparaó, foi criada em agosto de 1966 e desde então acumulou milhares de apresentações em toda a área de abrangência do batalhão, tendo inclusive já conquistado diversos prêmios em eventos e festivais de música.

Já a caminhada é realizada sempre no dia 3 de maio, desde 1988, quando foi iniciada pelo padre Antônio Otaviano da Costa Franco, que hoje é pároco em Bom Despacho. A peregrinação leva todos os anos milhares de fiéis católicos ao monte onde, em seu cume, foi erguida um cruz em madeira para a celebração da Santa Missa, que acontece por volta das 10h. Apesar da subida íngreme e da caminhada pesada que demanda grande esforço, os peregrinos são recompensados pela exuberância das belezas naturais do lugar, localizada a cerca de 1 mil metros de altitude.

A Banda de Música do 11º é uma das principais atrações de Manhuaçu

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM