A reabertura das visitas ao Parque Nacional do Pico da Neblina, no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), deve ocorrer em breve. Para o dia 15 de novembro, está prevista uma reunião entre representantes das comunidades indígenas que vivem na região e de órgãos governamentais e não governamentais, para discutir o assunto. O parque, que fica na fronteira com a Venezuela, abriga o Pico da Neblina, ponto mais elevado do país, com com 2.995 metros. As visitações estão proibidas desde 2003, após recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e determinação do Ibama.
De acordo com o documento que detalha o plano de visitação, para dar continuidade agora à recepção de turistas foram consultados 55 representantes de seis comunidades da região, sendo a maioria deles jovens interessados em desenvolver atividades de ecoturismo. A expectativa é de que mais de 2,9 mil nativos sejam beneficiados. Sobre os passeios, a intenção é aliar a modalidade de turismo de montanha ao etnoturismo, com o propósito de valorizar também a cultura indígena local.
A partir dos termos do plano de visitação, ficou estabelecido que as expedições deverão ter, no máximo, dez visitantes, um guia e uma equipe de carregadores, cuja quantidade de membros dependerá do total de visitantes. Os carregadores, ficarão responsáveis por transportar itens de alimentação e acampamento dos excursionistas. Até atingir o topo da montanha, é percorrido um trajeto de oito dias, que exige bom preparo físico dos caminhantes. Além do trecho trilhado a pé, os expedicionários devem atravessar outra parte a bordo de um barco, por dois dias.
Encoberto
Localizado no norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2995,30 metros de altitude (medição revista pelo IBGE em 2015. O nome deve-se ao fato de que o topo da montanha fica encoberto pela neblina a maior parte do tempo. Embora o maciço do Pico da Neblina esteja situado na fronteira com a Venezuela e a maior parte da área do maciço esteja nesse país, o cume principal está inteiramente dentro do território brasileiro, a meros 687 metros da fronteira venezuelana no Pico 31 de Março, conforme determinado por uma comissão demarcadora de fronteiras em 1962. Além de ser o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Escudo das Guianas e também o ponto mais alto da América do Sul a leste dos Andes