O papel do Turismo como agente de desenvolvimento econômico e social de uma região será o tema de um dos painéis que serão realizados durante a 5ª Conferência Metropolitana, que a acontece esta semana, entre quarta-feira, 20 e sexta-feira, 22, no Unileste-MG, Campus Fabriciano. A conferência, que é organizada pela Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço), visa discutir o desenvolvimento econômico da RMVA (Região Metropolitana do Vale do aço) e apresentar o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) regional. A programação contará ainda com painéis de discussão de temas como o empreendedorismo no Vale do Aço e políticas de investimentos, além de uma palestra que pretende mostrar a visão da ONU (Organização das Nações Unidas), sobre o desenvolvimento sustentável.
O painel “Turismo como Oportunidade de Desenvolvimento”, está marcado para o dia 21, às 20h, no Auditório Sr. Zezinho e será conduzido pelo Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM). Segundo o presidente da entidade, Hélio Anício Almeida, o painel vai mostrar as oportunidades existentes de forma que as cidades e seus gestores possam conhecer as estratégias de crescimento econômico e as possibilidades do setor.
“Há dinheiro para se investir, mas o prefeito e seus secretários precisam planejar e demonstrar interesse, criando alternativas para que os investimentos cheguem à sua cidade”. Ele lembrou que na região da Mata Atlântica, já existe um bom entendimento no sentido que investir em turismo é gerar condições para o desenvolvimento da saúde, da cultura, da infraestrutura, atraindo um ciclo de crescimento, mas ainda, alguns municípios não se integraram nesta ação.