Explorar novas potencialidades do Vale do Aço e adensar a cadeia produtiva já existente tem sido bandeiras levantadas tanto pelo Poder Público quanto a iniciativa privada da região. A diversificação das cadeias produtivas é necessária para o desenvolvimento econômico e, assim, possibilitar a geração de mais emprego e renda, através da atração de novos investimentos. Oportunidades de diversificação foram debatidas na 5ª Conferência Metropolitana da RMVA, para informar e inspirar os representantes das diferentes partes envolvidas no processo de desenvolvimento da região.
Como exemplos, os participantes da Conferência ouviram as histórias de municípios como Montes Claro, no Norte e Pouso Alegre, no Sul de Minas, que apresentaram os trabalhos executados em conjunto com a diversos atores para que empresas de diferentes setores pudessem ser instaladas em seus distritos industriais. Também foi apresentado o diferencial das duas cidades e como eles realizam a captação de investimentos.
Para o mediador do painel e diretor de Marketing e Comunicação do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Rodrigo Ribeiro, trazer a discussão da concessão do PERD e fomento ao turismo na região é de grande relevância. “Essas concessões precisam ser formatadas e conquistar segurança jurídica para atrair investidores e empresas. Reforço a utilidade e a necessidade desse tipo de evento para trocar informações e nos auxiliar a compreender como se pode atuar junto aos nossos municípios para implementar políticas públicas que permitam que o turismo cresça forte e seguro nos próximos anos como foi com o município de Bonito no Mato Grosso do Sul”, reforçou Rodrigo.
Para inspirar a cultura empreendedora, mostrar que é possível empreender na região e que o Vale do vai além do Aço, três empreendedores da região de perfis distintos foram convidados a contar a sua trajetória: Rildo Wagner da Cervejaria Brüder, Aluyzio Van Basten da Tribbu Fit Food Açaí e Aléssio Miranda Jr. da start up Influenzer. O mediador do painel, presidente da Fiemg Jovem e diretor da Provest, Victor Viggiano Araújo, destacou que os casos de sucesso exemplificam a versatilidade da região.