A comunidade do Ipaneminha, zona rural de Ipatinga, estará em festa neste final de semana, com a 76ª Festa de Nossa Senhora do Rosário. Muito tradicional no município, a festa contará com várias atrações culturais que resgatam o folclore regional em dois patrimônios tombados da cidade: a Igreja Católica São Vicente de Paulo e o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário.
A programação terá início às 08h, com um café comunitário. Às 10h acontece o hasteamento de bandeiras, seguindo-se a dança da Trança de Fitas, apresentada pelo Congado do Ipaneminha. Às 12h será servido um almoço para toda a comunidade e visitantes. Às 15h será celebrada missa, precedendo a troca de coroas entre os festeiros. O Congado do Ipaneminha é um dos mais antigos grupos folclóricos do Estado.
Fundado por José Gonçalves, teve em sua origem, segundo a tradição folclórica religiosa, uma formação exclusiva de homens negros, com objetivo de pagar promessas aos santos católicos. Tanto o congado como sua sede, o atual museu, assim como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1954 pelos próprios congadeiros, são tombados como patrimônio histórico e cultural do município desde 1996.