HEADER HOME – TERNIUM STJ

Feira destaca a força do seguimento turístico no Vale do Aço

Numa demonstração clara e direta de como a atividade turística vem cada dia mais, ganhando força na região, a 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço atraiu cerca de 6 mil visitantes entre a última quinta-feira 26 e o sábado 28 de setembro. Durante este período, uma programação variada, dentro do tema “Vale do Aço: amor à primeira visita” foi oferecida aos visitantes, com palestras, oficinas, cursos de culinária na carreta-escola do Senac, praça de alimentação, atrações culturais e 20 expositores de vários segmentos, ligados ao trade turístico.

Aula-show com o chef Claude Troisgros – Tatiane Bispo

Para o presidente do CTMAM, Hélio Anício, “o seguimento do turismo tem se tornado cada vez mais relevante para o Vale do Aço e eventos como a Feira servem para dar mais visibilidade e atrair investimentos e turistas, começando pelos moradores da região”. Anício considera a Feira essencial no processo de entrosamento entre poder público e iniciativa privada, desenvolvendo um turismo forte e sustentável nos municípios filiados, por meio de parcerias, promovendo a conquista de espaços, a geração de emprego e renda e a inclusão social.  “Com a Feira, todos ganham: o empreendedor que apresenta seu produto ou serviço ao mercado e os visitantes, que puderam conhecer e observar nossas riquezas naturais e culturais, sabendo que não precisam ir muito longe, caso queiram fazer turismo”.

Curso ministrado na carreta-escola do Senac. Foto: Tatiane Bispo

Uma das principais demonstrações de força e prestígio da Feira de Turismo foi a presença das autoridades convidadas. Todos os municípios filiados mandaram representantes, sendo cinco prefeitos: Açucena, Darcira Souza Pereira; Antônio Dias, Benedito de Assis Lima (Ditinho); Dionísio, Francisco Castro Souza Filho, empossado no dia 21 de setembro e que, segundo ele, estava em seu primeiro compromisso oficial externo; Ipaba, Geraldo dos Reis Neves e Santana do Paraíso, Luiza Teixeira de Melo. Pelo Ministério do Turismo (MTur), esteve presente o Chefe da Assessoria Parlamentar, Ivanei Gonçalves dos Santos, representando o Ministro Marcelo Álvaro. O deputado federal, Enéias Reis, que é da região, também marcou presença, assim como o diretor de comunicação da Fecitur, Bruno de Sá, que é presidente do Circuito Turístico das Pedras Preciosas.

Em sua fala, Ivanei Gonçalves, destacou que o atual governo federal vem dando uma atenção especial para o desenvolvimento do potencial nacional, reconhecendo a atividade como uma das principais impulsionadoras do mercado de trabalho no presente e no futuro.  Ele reforçou que o trabalho desenvolvido aqui na região está totalmente dentro do modelo que é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, focado no fomento da vocação de cada região, por meio de capacitações, descoberta de talentos e integração de todas as atividades que envolvem o setor. Ivanei frisou que o MTur está de portas abertas para apoiar os projetos que trabalhem neste sentido.  Para o deputado Enéias Reis, eventos como a Feira servem para firmar ainda mais o imenso potencial turístico da região, bem como todo o trabalho que existe em busca do crescimento da atividade, gerando trabalho e renda. Ele destacou ainda o Parque Estadual do Rio Doce, uma riqueza a ser explorada e divulgada em todo o mundo, atraindo cada vez mais turistas para a região.

A 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço foi realizada pelo Projeto Turismo no Vale, Circuito Mata Atlântica de Minas, Prefeitura de Ipatinga e Sebrae-MG. Teve a correalização do Instituto Usiminas, o patrocínio do Instituto Cenibra, da Inter TV e da Giganet. Contou com o apoio da Vale, do Senac-MG, Vale do Aço Convention Visitors Bureau, Sindcomércio, Shopping Vale do Aço, das prefeituras de Açucena, Coronel Fabriciano e Timóteo, de Ana Galvão Nutrição, Restaurante Degust, Hotel Dom Henrique, Hotel San Diego, Norte Produções, Patty, Sindhorb, Univale, Ana Cleide Eventos Exclusivos, Coelho Diniz Hipermercado, Divino Lar Decor, Belatto e Empório da Serra. A produção foi feita pela Fino Trato Produção Cultural.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM