Um grupo de 23 mulheres participaram no último final de semana da primeira oficina de capacitação do projeto Sebrae Delas no Vale do Aço. O encontro aconteceu no sábado, 19, no hotel Dom Henrique, em Timóteo. O grupo nasceu depois de uma pesquisa do Sebrae, que detectou o potencial a ser trabalhado entre mulheres empreendedoras na região. A partir da pesquisa, um convite foi feito as candidatas que atendiam os seguintes requisitos: serem formalizadas com um negócio em funcionamento há no mínimo um ano e também empreendedoras informais; mas com negócio em funcionamento há pelo menos três meses.
O primeiro grupo reuniu mulheres da área de cosméticos, artesanato, decoração, acessórios, gastronomia, moda adulto e infantil, perfumaria, papelaria e decoração, além de integrantes de um coletivo. Foram trabalhadas temáticas comportamentais, como, cooperação, produtividade, noções de planejamento e coletividade, aplicadas em diversas atividades. Dentre elas, a oficina de mini jardim, uma prática lúdica, que proporcionou às participantes orientações sobre autoconhecimento e relacionamento com os clientes, a partir do plantio e cuidados com as plantas.
Segundo Vanessa Silva, assistente do Sebrae responsável pelo acompanhando do projeto, mensalmente serão realizadas ações que vão abordar as temáticas: planejamento, finanças, marketing e empreendedorismo. O programa terá a duração de dois anos. “Com o Sebrae Delas pretendemos elevar o potencial destas empreendedoras, com isso, tornar os negócios mais rentáveis. Nosso intuito, é disponibilizar ferramentas que possibilitem a materialização do sonho que cada uma carrega em relação ao seu negócio, além de estimular o crescimento dos empreendimentos e a formalização”, destacou.