HOME HEADER FSFX 02
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 06
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Superminas movimenta setor supermercadista e de padarias de MG

Pense num evento onde você encontra tudo que há de novo em tecnologia, produtos e serviços e fica por dentro dos lançamentos e novidades da indústria alimentícia. Imaginou? Pois bem, este acontecimento é a “Superminas Food Show 2019”, que neste ano chegou à sua 33ª edição. Realizada no Expominas, em Belo Horizonte, a feira, durante três dias, reuniu mais de 500 expositores, mostrando as últimas tendências para os setores de supermercados e padarias. Promovida de forma conjunta pela Amis (Associação Mineira e Supermercados) e pela Amipão (Associação Mineira da Indústria da Panificação), a Superminas já é considerado o mais completo e o segundo maior evento supermercadista e panificador do País.

E, passeando pelos estandes, as quase 60 mil pessoas que passaram pelo local puderam ver, ouvir e principalmente experimentar produtos que reúnem o que há de mais moderno no que tangem aos avanços tecnológicos bem como saber o que está já existe, mas ainda é pouco conhecido, bem como o que está para ser lançado pelos fabricantes de alimentos. Outro aspecto do Superminas é a oportunidade para que fornecedores e clientes possam trocar ideias e informações, melhorando a atmosfera de negócios entre ambos.

Convidado pela Amis o Portal Negócios Já! marcou presença no evento, podendo conferir in loco avaliar quais são as tendências do mercado mineiro, examinando os cenários, tanto nas questões que dizem respeito aos fornecedores quanto aos clientes em toda a cadeia produtiva.

E as novidades, sejam em quantidade como em qualidade, realmente impressionam. A partir de agora, ao chegar em seu mercado favorito ou mesmo naquele que visita eventualmente, você pode encontrar produtos como o ovo vegano – de origem totalmente vegetal -, que não veio da galinha,  o queijo quark – um produto de consistência cremosa, parecido com o iogurte grego e levemente ácido, bastante popular na culinária de países da Europa; novos produtos à base de coco; novos tipos de balas, para a alegria da criançada e também dos adultos; e ainda os mais variados cafés especiais das terras altas de Minas, bem como diversos tipos de cerveja artesanal, algumas cuja fórmula contém produtos como goiabada, e laranja. Passando pelos estandes dedicados aos produtos de padaria, os visitantes eram tentados a cometer o primeiro dos sete pecados capitais: “a gula”. Também, pudera. Além do tradicional pão francês, que sempre terá lugar de destaque na mesa dos brasileiros, era possível provar os mais variados pães doces, roscas, bolos, salgados, etc., alguns cujas receitas estavam sendo lançadas na Superminas. Aliado a isso, era possível conhecer os novos conceitos de loja, onde, usando um jargão que se encontra na moda, o cliente não entra apenas para comprar pão, mas para ter uma experiência marcante.

Saindo das tentações do estomago e entrando no setor de serviços, as novidades saltaram aos olhos a níveis impensáveis de avanços tecnológicos há apenas poucos anos. Algo que chamou a atenção foi o caixa de autoatendimento, que fazendo uso do reconhecimento facial, possibilita ao sistema da loja identificar o cliente, seus gostos e hábitos de consumo, fazendo com isso a indicação de produtos que seu gosto que estejam em promoção e ainda lhe proporcionar segurança nas compras para o consumidor e o estabelecimento.

Outra novidade que chamava a atenção de quem passava é o sistema de gestão do negócio, totalmente informatizado. Para o espanto de quem assistia a apresentação, o comerciante, através de sua conta no WhatsApp, pode, a qualquer tempo e hora, perguntar a um programa de inteligência artificial, que lhe responde de imediato, como está o movimento de vendas naquele dia, sabendo também que produtos estão em falta no estoque, etc., etc., e etc. E isso seja em apenas uma loja ou em toda uma rede de mercados espalhados pela cidade ou em outras regiões do Estado e mesmo do país.

Tudo isso nos mostra que, para o setor de supermercados e padarias de Minas, aquele velho clichê “o futuro já chegou”, está mais vivo do que nunca.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2