Um projeto batizado de Gastronomia Social, que tem como novidade a criação de receitas gourmet, tendo como base produtos da agricultura familiar, vem movimentando os produtores da zona rural de Fabriciano. A iniciativa visa valorizar a produção local associada ao turismo, estimulando novas experiências gastronômicas e gerando alternativas sustentáveis de trabalho e renda. A estreia do projeto foi no evento “Gastronomia com Rock”, realizado em setembro último. Entre as delícias do cardápio, mais do que aprovado pelo público, foram oferecidos cookies de casca de banana com gotas de chocolate, brigadeiro gourmet de banana, bolo no pote de mandioca, nutella de mel, bolo de jabuticaba e outros.
O trabalho envolve produtores, a maioria mulheres, da associações dos Produtores Independentes do Cocais (Apprico) e dos Agricultores Familiares da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agrifarm). No próximo, 2 de novembro, o grupo do “Gastronomia Social” vai expor novas receitas na 1ª Feirinha da Serra dos Cocais, na Praça dos Tropeiros, das 16h às 18h.
Uma das idealizadoras da iniciativa, a gerente de Turismo, Betinna Tassis explicou os pilares e objetivos do Gastronomia Social. “A gastronomia sempre esteve associada ao turismo. E o objetivo do projeto é gerar renda a partir de produtos inovadores, criativos, com qualidade e ‘gourmet’ usando insumos básicos da agricultura familiar local. Logo, colaboração, equidade, integração e transformação humana são ingredientes do Gastronomia Social, comentou.
Já a nutricionista e gastrônoma Renata Leite, gerente da Alimentação Escolar, considera relevante o desenvolvimento da iniciativa que parte dos princípios que norteiam a nutrição e a gastronomia. “Quando desenvolvemos produtos com alimentos que sejam abundantes em nossa região e alimentos que sejam aproveitados integralmente conseguimos contribuir para o desenvolvimento sustentável” comenta. As receitas são todas produzidas com alimentos locais, como mel, banana, jabuticaba e mandioca.