Apesar do tempo que passam fora de casa e mesmo do cotidiano da empresa em que trabalham, grande parte dos executivos e funcionários de empresas que viajam à negócios, consideram que os aspectos positivos das viagens superam os negativos. A pesquisa, realizada pela CWT, empresa especializada na gestão de viagens “Business-to-Business-for-Employees (B2B4E)” revelou que pelo menos 92% destes viajantes avaliaram que esses tours geram resultados positivos no ambiente de trabalho e 82% influem positivamente no ambiente familiar. Segundo os dados coletados, os viajantes da Américas do Norte, Central e do Sul são os mais entusiasmados, com 94% e 86%, respectivamente, seguidos pelos colegas da região da Ásia-Pacífico, com 93% e 84%, e da Europa, com 89% e 77%. Outro fator interessante apontado na pesquisa é que, cada vez mais, os viajantes aproveitam o fim dos compromissos oficiais para fazerem turismo no lugar ou na região em que se encontram.
“Viajar para um novo destino, conhecer alguém pessoalmente pela primeira vez, fazer contatos com pessoas que podem ajudá-lo a impulsionar seus negócios e carreira, além de sair da rotina, são alguns dos fatores mais interessantes associados a viagens corporativas, de acordo com nossas descobertas”, diz Niklas Andréen, vice-presidente executivo e chief traveler experience officer da CWT. “É importante reconhecer o valor que os viajantes corporativos enxergam e entender o que pode oferecer mais benefícios positivos em suas viagens”.
A pesquisa da CWT também mostrou que desenvolver confiança (39%), conhecer melhor as pessoas (32%) e aprimorar a eficiência (31%) são os três principais benefícios das viagens corporativas apontados por profissionais de todo o mundo. Os europeus valorizam mais conhecer as pessoas (37%), seguidos pelos viajantes americanos (36%) e os asiáticos (25%). Os europeus também são os que mais acreditam que encontrar as pessoas face a face seja eficiente (34%), seguidos pelos viajantes da Ásia (31%) e Américas (29%).
Tendência Bleisure
Outra vantagem de viajar a trabalho é a possibilidade de, após cumprir os compromissos da agenda, aproveitar o tempo livre para atividades turísticas. Chamada de “bleisure” – expressão em inglês que significa combinar uma viagem de negócios com um tempo para o lazer -, essa tendência vem se tornando frequente nos últimos anos, graças principalmente à grande flexibilidade concedida pelas empresas afim de que funcionários possam aproveitar o tempo extra. Com isso, a “esticada” acaba se transformando ainda numa oportunidade das agências que atendem as corporações aumentem seu faturamento ao atender o viajante como pessoa física.
Na amostragem, o número médio de vezes no período de um ano em que os entrevistados estenderam sua viagem é 2,4. Os viajantes das Américas assumiram a liderança, com 2,7 vezes, seguidos por 2,4 na Europa e 2,3 na Ásia-Pacífico. O número médio de dias – globalmente – foi de 4,3 dias. A pesquisa também descobriu que as empresas apoiam as viagens “bleisure” quando os funcionários assumem suas despesas pessoais (76%), especialmente na Ásia-Pacífico (79%) e nas Américas (77%). As empresas do chamado Velho Mundo ficaram em 70%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de janeiro e 9 de fevereiro e ouviu cerca de 2,7 mil viajantes corporativos “pegaram a estrada” quatro ou mais vezes no período de um ano. Os entrevistados foram da Argentina, Brasil, Canadá, México e Estados Unidos; Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido; e Austrália, China, Índia, Japão e Cingapura.