Café mostra a força de uma família na condução do negócio

No vaivém entre os mais de 500 estandes da Superminas, realizada entre os dias 15 e 17 deste mês, no Expominas, em Belo Horizonte, um espaço chamava a atenção dos visitantes não apenas pelas belas sacolas que distribuía, mas sobretudo, pelos produtos que divulgavam, um dos mais tradicionais do Estado, que junto com o queijo e a cachaça, ajudaram a firmar a identidade alimentar de Minas. 

O estande em questão era do Café Gema de Minas. Fundada no final dos anos 90 pelos irmãos Ildeu e Ivan Caldeira, a empresa, baseada em Capelinha, cidade localizada a 1,2 mil metros de altitude, no Vale do Jequitinhonha, surgiu para agregar valor à atividade de produção cafeeira, desenvolvida desde os primórdios do século passado pelo patriarca, José da Consolação. Hoje, a área cultivada fica próxima de 1 mil hectares, distribuídos em sete fazendas na região.

E, depois de passar mais de meio século concentrados apenas no cultivo e na venda do café in natura, os Caldeira buscaram novos rumos, lançando desde então uma linha de produtos que prima pela qualidade desde o cultivo, passando pela colheita, secagem, torrefação e moagem. Depois de se consolidar em sua região de origem, o Gema de Minas busca agora alcançar novos mercados no Estado e também fora dele. No Vale do Aço, os produtos podem ser encontrados em várias redes de supermercados. 

Mas, se teve algo que chamava tanto a atenção nos estandes da Gema de Minas (eram dois na Superminas) quanto as sacolas distribuídas e os produtos expostos, foi o fato de ver a terceira geração dos Caldeira divulgando com afinco o negócio da família. O esquadrão era composto pelos primos Ivan, Miguel, Gustavo, Gabriel e Luisa.  Além de conhecerem desde pequenos o dia a dia de uma fazenda de café e do processo industrial, cada um vem se especializando para conduzir, no futuro, os negócios da empresa.

Atualmente, Gabriel e Luisa moram em Belo Horizonte, onde o primeiro cursa Economia e a prima Administração e Ciências Contábeis. Gabriel ainda pensa em fazer agronomia. Miguel e Gustavo, os mais novos, continuam em Capelinha e ficam ao lado de Ivan, o mais velho dos primos, que ao junto do pai, do tio e do avô, cuidam do cotidiano das fazendas e do processo industrial. E para eles, a Superminas foi, pela segunda vez, uma oportunidade para expandir os negócios, buscando e conquistando novos consumidores na capital e no interior para os cafés Gema de Minas.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM