Nesta semana, a Cenibra realizou a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), evento que tem como objetivo conscientizar os empregados em relação às práticas mais seguras no dia a dia e ser um momento de integração entre os mesmos. Com o tema “Seu Maior Patrimônio é a Vida. Sua Maior Proteção é a Prevenção”, a Sipat deste ano contou com palestras, apresentações, peça teatral e concurso de paródias. Cerca de 500 empregados da Cenibra e das prestadoras de serviços reuniram-se no galpão de expedição de celulose para participar das atividades.
Na abertura, o presidente Kazuhiko Kamada ressaltou a importância da responsabilidade individual que cada empregado deve ter para zelar pela própria saúde e pela segurança do colega. “Cabe a cada um de nós termos a consciência e a cultura de cuidado ativo, reforçando a importância de cuidar de si, do colega de trabalho, e permitindo ser cuidados pelos outros. Assim, a atitude de um se transforma em benefício de todos”, explicou.
Os temas debatidos nas palestras envolveram a formação de uma cultura organizacional voltada para a segurança e o bem-estar dos empregados. Foram convidados palestrantes de outros estados, como Maurício Louzada (SP) e Dalmir Santana (SC), que apresentaram informações sobre práticas preventivas de acidente, saúde ocupacional, qualidade de vida, trabalho em equipe e produtividade.
Na quarta-feira (4), houve um concurso de paródias em que conjuntos formados por empregados da Cenibra e das empresas prestadoras de serviços apresentaram músicas famosas, nacionais e internacionais, com a temática “Cuidado Ativo”. A banda vencedora parodiou um clássico de Luiz Gonzaga, “Que nem jiló”, para destacar a importância dos treinamentos para a produção com segurança. “Se a gente lembra só por lembrar do treinamento que a gente fez, situação assim é ruim”, diz a letra.
A empresa também homenageou os empregados que se destacaram em segurança. Foram levados em conta o respeito às normas internas, o comportamento seguro e o cuidado com a equipe de trabalho.
PREVENÇÃO
A Sipat é realizada anualmente pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa´s) da Cenibra e de suas prestadoras de serviço. Com mais de 7 mil pessoas que trabalham em sua sede e nas regionais, a empresa “respeita todas as exigências legais e adota normas de segurança rigorosas, que proporcionam um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
Nas Regionais Florestais, as atividades da Sipat ocorreram em Julho, quando também foram homenageados os empregados de destaque.