Numa mesma semana, são anunciadas novas lojas do atacadista Villefort e o de varejo, Coelho Diniz. Em novembro, a segunda loja do Brasil Supermercados será inaugurada.
No mês de julho, mais precisamente no dia 24, foi inaugurada a segunda loja de Ipatinga da rede supermercadista Coelho Diniz. Na oportunidade, Negócios Já! esteve conversando com o empresário (e deputado federal) Hercílio Diniz instantes antes na abertura da 31ª edição da Expo Usipa. Tratava-se ali do início de mais um novo ciclo de investimentos em atacado e varejo. Na oportunidade, o executivo explicou que os resultados alcançados na loja do Novo Cruzeiro e a consolidação da marca na região impulsionou novos investimentos.
Coelho Diniz em Timóteo
O que não havia observado é que sua menção estava no plural e, fomos surpreendidos, na última sexta-feira (20), com o anúncio da construção de uma nova loja, agora em Timóteo. O fato mereceu a participação do prefeito Douglas Willkys, que deu a noticia, ao lado de Herícilio Coelho Diniz.
Segundo Willks, a futura unidade será erguida numa área do chamado Centro Norte (antiga Acesita), onde funcionou no passado a sede da escola de samba Os Bocas Brancas.
A previsão é de que a obra esteja concluída em 2020, com a construção de um edifício de 29 mil metros quadrados que, deve gerar, algo em torno de 200 a 300 empregos diretos.
Villefort em Ipatinga
Um dia antes. a rede mineira de atacado e varejo, que já conta com 20 lojas em todo o Estado – uma delas em Fabriciano – detalhou, em encontro realizado com o prefeito Nardyello Rocha, o projeto do novo empreendimento que, após inaugurado, deve gerar cerca de 150 empregos diretos e outros 300 indiretos. A loja, que deve ser entregue no primeiro semestre de 2020, deve ter cerca de 5,5 mil metros quadrados. A futura instalação será no bairro Veneza, no espaço hoje ocupado pelo Hotel independência que pertencia, originalmente, ao pioneiro Maurício Guerra.
Brasil Supermercados no Jardim Panorama
É a novidade em substituição ao antigo Odelot da rua Serra Dourada. As obras de melhorias e adaptação da parte interna já foram concluídas (a previsão de inauguração é novembro desse ano).
O novo empreendimento deve gerar aproximadamente 80 empregos diretos e 80 indiretos. Hoje, a rede conta com 420 funcionários distribuídos em 03 lojas em Timóteo (Limoeiro, Bromélias e Timirim) e 01 loja em Ipatinga, entre os bairros Cidade Nobre e Vila Formosa.
Mais empregos
Se somados, serão mais de 500 empregos diretos e indiretos que esses três novos investimentos gerarão no Vale do Aço. O que ainda é motivo de preocupação é que os investimentos não fazem parte do setor primário da economia. São do setor secundário.
O Vale do Aço carece de investimentos estruturantes. São investimentos que trazem uma nova dinâmica econômica para a região que possa no médio e longo prazo reduzir a “Usiminas-dependência”, problema que se agravou com a crise da siderúrgica no período entre 2012.