Elas servem de abrigo, fornecem alimentos, ajudam a evitar a erosão do solo; são responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar e, além disso, produzem sombra, que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente. Isso sem contar o aspecto ornamental e econômico. Estamos falando das árvores, que desempenham importantes papeis no meio ambiente.
Segundo a Prefeitura de Ipatinga, dentro da organização arbórea que a atual gestão realiza, no último ano foram plantadas mais de 10,6 mil árvores de espécies nativas e frutíferas. As novas plantas compõem os canteiros centrais, calçadas, cemitério, praças e parques, prédios públicos, mata ciliar, ciclovias e pomares urbanos. Ipatinga tem 119 m² de área verde por habitante e, em média, 360 árvores são plantadas a cada mês.
Na última sexta-feira (20), uma parceria da Polícia de Meio Ambiente e de técnicos da Infrater promoveu uma blitz ecológica na avenida Roberto Burle Max, no Parque Ipanema. Na ocasião, foram distribuídas 100 mudas de espécies frutíferas e nativas, entre elas Cajá-manga, Jambo-vermelho, Amora, Ipê rosa, Jamelão e Flamboyant mirim.
Conscientização
Além da distribuição de mudas, foi feito um trabalho de conscientização sobre o plantio adequado das espécies. Neste contexto, foi divulgado, mais uma vez, o projeto “Calçada Linda”, que completou um ano com o plantio de mais de 1.300 árvores nas calçadas de inúmeros bairros de Ipatinga.