Preocupada com a situação ambiental de seus associados, a Fiemg, em parceria com os sindicatos do setor industrial, Governo de Minas e Polícia Militar, vai promover a terceira edição do FAPI (Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria), nesta sexta-feira, 12, de 8h às 12h, na sede da entidade, em Ipatinga. O objetivo é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores sobre as melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.
O programa será realizado em três etapas e de forma setorial, tendo como foco principal as indústrias que exercem as atividades de extração de areia e cascalho, britamento, fabricação de máquinas e implementos agrícolas, fabricação de móveis de madeira, confecção de calçados e artefatos de couro, aparelhamento e beneficiamento de minerais não metálicos e tratamento e disposição de resíduos de serviços de saúde, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.
A fiscalização das empresas participantes do FAPI, vai ser pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e pela PM 90 dias depois do workshop, dando tempo para as empresas se adequarem às normas estabelecidas. O trabalho levará em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos para estimular o processo de regularização ambiental de forma correta, evitando penalidades.