Cerca de 60 lixeiras de 50 litros estão sendo instaladas pela Prefeitura de Ipatinga no perímetro do Parque Ipanema, a principal área pública de lazer da cidade. Somando às 28 já existentes, foram colocados ainda cinco contêineres de 240 litros. Os coletores podem ser vistos por toda parte, facilitando o acondicionamento do lixo pelos usuários.
Além desses equipamentos, a Prefeitura mantém estacionadas na área três caixas com capacidade de até três toneladas para o descarte de grande volume de lixo. Os compartimentos visam atender principalmente os food trucks, a feira de produtores rurais, ambulantes e as barracas do Domingo no Parque. No total, o Parque Ipanema disponibilizará 96 coletores de lixo, entre papeleiras, contêineres e caixas estacionadas.
Segundo o gerente do Parque Ipanema, Célio Ferreira, é muito comum os frequentadores realizarem piqueniques e festas de aniversário no espaço, o que acaba gerando um grande volume de material descartável que as lixeiras menores não comportam. “Além disso, existe a demanda gerada no Domingo no Parque, o lixo originário da feira de produtores e ambulantes. Esse grande volume de resíduos não cabe nas papeleiras e deve ser descartado nos contêineres ou nas caixas maiores. Os novos coletores têm ajudado muito a manter o Parque Ipanema mais limpo, porque estão bem acessíveis aos frequentadores”, disse.
Junto com os novos equipamentos, a PMI estará realizando um trabalho de preservação das lixeiras, evitando que as mesmas sejam vandalizadas. Segundo dados da Secretaria de Serviços Urbanos, pelo menos 15 lixeiras foram destruídas nos últimos meses, tendo de ser trocadas por novas.