Depois de Timóteo e Fabriciano, agora foi a foi a vez de Ipatinga e Paraíso conhecerem as propostas do PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado) da RMVA. As apresentações das propostas aos gestores e técnicos dos municípios da região abriram a etapa de consulta pública para a elaboração do projeto de lei do PDDI, que será enviado para a Assembleia Legislativa.
Segundo o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da RMVA, João Luiz Teixeira Andrade, o próximo passo é compilar as contribuições realizadas pelas equipes das prefeituras das quatro cidades. “A primeira etapa consistiu em alguns filtros feitos pela equipe técnica da Agência de Desenvolvimento, com cada uma tendo conhecimento das propostas que irá orientar a formatação do projeto de lei. As prefeituras terão o prazo até o fim de agosto para manifestarem a suas concordâncias ou divergências em relação às propostas encaminhadas”, explicou. No mês de setembro, além da consolidação do caderno de propostas, a equipe da Agência irá iniciar a apresentação do macrozoneamento da RMVA com os técnicos das prefeituras.
Aprovação com ressalvas
Em novembro de 2018 foi realizado um grande evento de finalização e entrega do PDDI, no entanto, a aprovação do plano depende de deliberação favorável do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano. Este conselho é uma instância de tomada de decisões formada por conselheiros representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, das quatro prefeituras que compõem o núcleo metropolitano e da sociedade civil organizada. Na reunião de aprovação do Plano, realizada em 17 de setembro de 2018, o conselho deliberou pela aprovação do plano, com a ressalva de que existem divergências e que para a elaboração do projeto de lei, sejam considerados os posicionamentos dos municípios e da sociedade civil.