A solenidade de abertura do Congresso do Aço Brasil 2019, que acontece em Brasília (DF), foi marcada por reivindicações do setor siderúrgico nacional em prol da retomada do crescimento econômico do Brasil e do desenvolvimento sustentável da indústria.
Na presença de representantes do setor siderúrgico nacional e internacional, o presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil) e presidente da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas), Sergio Leite, aproveitou as presenças do ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e do ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque para destacar ações do governo, sem deixar de lado, algumas cobranças.
O executivo ressaltou que o governo vem tomando algumas medidas importantes no que se refere à retomada da competitividade do parque fabril brasileiro, mas lembrou que o caminho até a retomada aos patamares de participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) da década de 1980, por exemplo, ainda é longo. “No ano passado chegamos a uma participação de 11,3%”, alertou.
Leite citou as reformas estruturantes como parte fundamental desta recuperação. E, em nome do setor industrial, solicitou medidas que viabilizem maior participação da indústria nacional no suprimento de bens no setor de óleo e gás e projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
O ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que, consciente da situação do setor industrial brasileiro, o governo tem voltado sua atenção para possibilidades e formas de superar tais obstáculos.
Já o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni garantiu que governo trabalha para que as reformas sejam realizadas no menor prazo possível.
Mara Bianchetti