HEADER HOME – TERNIUM STJ

Vale paralisa obras e retira trabalhadores de mina

A Vale paralisou, no início da tarde do último sábado (28/7), as obras de alteamento da barragem Itabiruçu, em Itabira (MG), atendendo à orientação do projetista do empreendimento. A recomendação, uma medida de segurança preventiva, foi dada após a identificação de alterações decorrentes de assentamentos diferenciais no terreno, efeitos passíveis de acontecer durante este tipo de obra. O fato foi relatado aos órgãos competentes, que já vistoriaram as obras. Estudos mais aprofundados estão sendo conduzidos e, em caso de necessidade, medidas corretivas serão tomadas.
Em nota, a mineradora ressalta que não há, portanto, qualquer alteração nos índices de segurança e estabilidade da barragem Itabiruçu. Cabe ressaltar que a barragem é construída pelo método a jusante, considerado o mais seguro. A Vale realiza o monitoramento integral da estrutura, que teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada em 30 de março deste ano.”
Exploração do minério em Itabira perto do fim
O município de Itabira possui as minas Conceição 1 e 2 (43 milhões de toneladas por ano) cuja projeção é que sua exploração cheguem à exaustão em dez anos. Com isso, há uma corrida contra o tempo para  encontrar alternativas que diminuam o impacto do fim da exploração de minério de ferro pela Vale. A empresa sinaliza com a utilização das minas para beneficiar o minério de todo quadrilátero ferrífero para manutenção de atividade econômica correlata como alternativa ao fim das atividades extrativas.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM