Além da Polícia Militar, os usuários do trânsito de Ipatinga terão agora, também que se preocupar com a fiscalização dos agentes de trânsito da Prefeitura, que contarão inclusive com uma frota de cinco veículos para o serviço diário. Os veículos são mais uma etapa do programa que pretende tornar o trânsito da cidade mais organizado e humanizado, iniciado com a contratação dos agentes de trânsito por meio de concurso público.
Em sua fala, o prefeito Nardyello Rocha citou que a frota do município é composto atualmente de cerca de 150 mil veículos, sem contar a flutuante, enfatizando assim a necessidade de uma melhor estrutura do serviço público.
De acordo com o tenente Jhone, do Policiamento de Trânsito do 14º Batalhão PM, entre as infrações mais recorrentes em Ipatinga estão falta de habilitação, uso do celular ao volante e até em moto, estacionar em local proibido e falta do cinto de segurança.
O policial entende que “o Programa de Humanização do Trânsito no município é um grande ganho para todos e importante apoio para a PM, que sempre trabalhou em parceria com o poder público”. Para ele, “percebe-se uma inclinação por parte da população em estar motivada a ter um comportamento mais educado no trânsito, e acreditamos que com isso teremos muitas melhorias”.