Se você completa 18 anos agora em 2019, fique atento. O prazo para fazer o cadastramento militar, que é obrigatório, termina agora no dia 30 de junho. O alistamento para rapazes nascidos em 2001 pode ser feito via site www.alistamento.eb.mil.br, ou na Junta de Serviço Militar de sua cidade.
O certificado emitido pelo órgão militar é exigido para matrícula em curso superior, inscrição em concursos públicos, solicitação de passaporte entre outras situações. Sem o documento, o jovem também fica impedido de obter carteira profissional. Para alistar-se são exigidos os seguintes documentos: certidão de nascimento/casamento e identidade sem abreviatura (original e xerox), CPF e comprovante de residência (conta de água, luz e telefone) e possuir e-mail para quem fizer o alistamento via site.
Após o alistamento, é necessário que o jovem compareça a Junta Militar para requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI. Como o Vale do Aço conta com ‘Tiro de Guerra’, os jovens são dispensados do serviço militar, mas precisam requerer o CDI, documento que é obrigatório para o homem até completar os 46 anos de idade. O documento final fica pronto em 60 dias, até lá, a Junta Militar emite um certificado provisório. Quem perder o prazo deverá se alistar da mesma forma, porém, terá de pagar multa. Quem já passou dos 18 anos e ainda não se alistou ou precisa da segunda via do documento, deve procurar a Junta Militar de sua cidade.