Graças a uma parceria que envolveu entidades, poder público e iniciativa privada, a Ascabeo (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Oriente) conta agora uma nova sede. Batizado de Galpão de Materiais Recicláveis “Maria José de Souza” ele está localizado no bairro Novo Oriente. Participaram do evento, o prefeito Hamilton Rômulo, vereadores, representantes da Fundação Banco do Brasil, do Instituto Cenibra, representada pela coordenadora de comunicação da Cenibra, Leida Hermsdorff Horst, da Catavales do Codema e da Emater.
Nos quinze anos de existência da Ascabeo já foram reaproveitadas mais de 10 toneladas de materiais obtidos da coleta seletiva realizada no município. A previsão é que o número de materiais a serem reciclados aumente com o novo galpão, o que irá ajudar ainda mais, a poupar os recursos naturais do planeta. “É um sonho que estou vendo sendo realizado. Um sonho de muitos anos, é mais um degrau que estamos subindo. Estamos saindo do aluguel e temos agora uma sede própria, é muito bom”, disse a presidente da Ascabeo, Nilda Rodrigues de Oliveira.
Em sua fala, o prefeito Hamilton Rômulo destacou a importância do trabalho dos catadores para o município. “Os catadores de materiais recicláveis desenvolvem um relevante trabalho nossa cidade, ao recolher e separar cuidadosamente o material para a reciclagem, contribuindo com o nosso meio ambiente. Eles podem ter a certeza que tem o total apoio da administração municipal para a continuidade de suas ações”, destacou