Os candidatos ao visto de turista, estudante e trabalho terão agora que incluir informações sobre suas redes sociais na solicitação. O obrigação passou a valer a partir da última sexta-feira, 31 e deve afetar cerca de 1,5 milhões de pessoas por ano. Candidatos ao visto diplomático devem ser poupados da solicitação. Antes, apenas os candidatos (cerca de 65 mil por ano) que eram selecionados para verificação extra, como pessoas que viajaram para áreas controladas por organizações terroristas, tinham que apresentar links das redes sociais.
Em 2018, o Departamento de Estado dos EUA já havia declarado a intenção de solicitar as redes sociais dos candidatos ao visto. Os formulários de pedido de visto foram atualizados para perguntar aos solicitantes por seus identificadores de mídia social. Em seguida, as contas de mídia social serão verificadas com as listas de monitoramento do governo para garantir que não haja “bandeiras vermelhas” associadas às declarações online do candidato.
Se o candidato tiver sido identificado com algo suspeito, o Departamento de Estado fará mais pesquisas sobre o comportamento online do candidato para garantir que ele não seja uma ameaça ao país. O site para solicitação do visto passa a solicitar links ou nomes de usuário dos perfis usados pelos candidatos nos últimos cinco anos. Além disso, o sistema também passa a pedir todos os e-mails e telefones registrados pelos solicitantes durante os últimos cinco anos. As medida visam impedir que possíveis terroristas entrem nos EUA legalmente através de um programa de vistos.