Depois de mais de duas décadas morando ilegalmente no EUA, o mineiro de Belo Horizonte Gustavo Costa, 39, vive agora o drama de ser deportado para o Brasil nas próximas semanas. Gustavo é casado com a conterrânea Ana Paula Rodrigues, 37, a quem conheceu na Terra do Tio Sam e tem hoje dois filhos, de 12 e 8 anos, nascidos na Flórida.
O pesadelo da família começou em janeiro, quando Gustavo foi pego em alta velocidade no condado de Osceola. O oficial de trânsito não conseguiu encontrar suas informações no sistema e, pouco depois, o brasileiro se viu sob a custódia do ICE no Broward County Transitional Center. “Nós nos sentimos perdidos. Nós nos sentimos vazios. A casa está vazia. Estamos arrasados”, disse Ana Paula Rodrigues Costa ao canal CBS.
Vivendo desde então “em um mundo de cabeça para baixo desde aquele dia em janeiro”, Ana Paula explica que é um dia que ninguém deseja que chegue e por que não se legalizaram durante todo esse tempo nos EUA. Segundo ela, eles até tentaram, mas a tensão financeira seria demais, algo que ela diz lamentar não ter seguido em frente.
Como sequer conhecem o Brasil, a vida na terra dos pais não é das melhores hipóteses para os filhos. “Não devemos nos mudar para o Brasil e devemos ficar aqui”, disse um deles. Mas permanecer nos EUA, diz Costa, provavelmente não é uma opção, já que ela quer que a família esteja junto novamente. “Um dia nós estaremos juntos novamente”, disse ela. “Isso vai acontecer, eu sei. Um dia, estaremos juntos novamente.”
O advogado que está cuidando do caso da família diz que eles podem pedir uma nova audiência, embora, neste momento, ela acredite que toda a família acabará voltando ao Brasil em breve.