BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Copasa quer ampliar ETE e renovar concessão em Ipatinga

Mais de R$ 30 milhões deverão ser investidos na reforma e ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Copasa em Ipatinga. As intervenções visam melhorar os módulos da unidade, aumentando a eficiência do processo de tratamento e, consequentemente, produzindo um efluente com maior qualidade.

Atuando no município desde 1974 com a prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário a Copasa propôs ao prefeito Nardyello Rocha a renovação da concessão, firmada há 25 anos e que se encerra em 2022. Junto com a proposta de ampliação da ETE os dirigentes da Copasa entregaram uma intenção de renovação de concessão para mais 30 anos. No cronograma dos serviços a serem prestados e executados, a empresa se compromete a assumir qualquer desapropriação que porventura seja necessária.

A empresa destacou ainda que está em fase final de conclusão a reforma de um dos reservatórios, com capacidade para 4 milhões de litros d’água, evitando assim as frequentes interrupções de abastecimento e também garantindo 100% do atendimento até 2022.

O prefeito Nardyello Rocha disse que é preciso uma análise mais profunda sobre a proposta de concessão, levando em conta os ativos que são pertencentes ao município. De acordo com o contrato atual, no encerramento da concessão atual todo o investimento em equipamentos e unidades de tratamento é de propriedade do município. “Para que a Copasa ou qualquer outra concessionária tenha direito à concessão é necessário adquirir todos estes ativos, que hoje, na avaliação da empresa, custariam R$ 36 milhões. Mas nós ainda temos que checar os valores dos ativos com o nosso corpo técnico antes de darmos o parecer”, salientou.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM