BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Cenibra tem novo presidente

O diretor executivo Kazuhiko Kamada é a partir desta sexta-feira (14), o novo presidente da Cenibra. Ele assume a vaga deixada por Naohiro Doi, que apresentou seu pedido de aposentadoria depois mais 40 anos de serviços prestados à empresa, intercalados em dois períodos distintos. O novo presidente chega com o desafio de “manter a empresa no rumo do desenvolvimento sustentável, enriquecendo cada vez mais a história da empresa e das comunidades de atuação”, afirma a nota oficial que divulgou sua eleição pela assembleia geral de acionistas.

Casado e com 59 anos, Kamada atuava desde 2015 na antiga função e em cargos como presidente da Empresa de Recursos Florestais e Meio Ambiente e diretor da Oji Holdings Corporation. Anteriormente, trabalhou para a PT Musi Hutan Persada e Marubeni Corporation. Acionista majoritária da Cenibra, por meio da JBP, a Oji Holdings Corporation, juntamente com suas subsidiárias participa do negócio de celulose e papel no Japão e no exterior, atuando em quatro segmentos: materiais domésticos e industriais, materiais funcionais, recursos florestais e marketing ambiental e mídia de impressão e comunicação.

Arigatô Doi San

O ex-presidente Naohiro Doi ocupava o cargo desde 2016, tendo trabalhado também na empresa  entre 1978, no início de suas operações a 1985, como assessor da diretoria de controle. Em janeiro de 2000, ele retornou ao Brasil e assumiu a Diretoria de Controle. Em 2001, participou efetivamente do processo de compra da Cenibra pela JBP, assumindo a Diretoria Administrativa e Financeira. Foi o primeiro japonês e diretor a completar mais de 10 anos de Empresa (marco alcançado em 2010) em toda a história da Cenibra. Em 2012 assumiu a  vice-presidência com a responsabilidade geral de toda a operação da fábrica e das atividades florestais, acumulando interinamente também a Diretoria Administrativa e Financeira.

Parceria público/privada deu origem à empresa

Fundada em setembro de 1973, a Cenibra tem sua unidade fabril em Belo Oriente, município do Colar Metropolitano do Vale do Aço. A empresa foi criada como resultado do de uma parceria da então estatal CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) e a companhia privada nipônica JBP (Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co., Ltda). Num tempo em que o termo parceria público-privada ainda nem existia, as duas empresas  apostaram no sonho de construir uma grande companhia de base florestal, a partir da transferência de tecnologia do Japão para o Brasil.

A empresa é considerada uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, com produção anual de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas. Deste total,  97% é direcionado ao mercado externo, atendendo Europa, América do Norte, Ásia e Japão. A Cenibra atualmente está presente em 54 municípios de Minas Gerais, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e outros 3 mil e indiretos.  Na área social, a Cenibra desenvolve mais de 50 projetos socioambientais que contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de renda, resgate cultural, lazer e cidadania. 

Crédito Foto: Edmar Silva

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM