BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Produção do queijo do Serro ganha programa de gestão

Uma ideia nascida em Conceição do Mato Dentro, pode produzir bons resultados na cadeia produtiva do queijo do Serro, que hoje envolve cerca de 100 produtores do município. A iniciativa, que tem à frente a Emater, em parceria com a prefeitura municipal, a ONG Internacional Tecnoserve e outras instituições locais, foi implantada em julho de 2017, a partir da criação de uma mesa setorial, onde os produtores trocam experiências e fazem um planejamento conjunto das atividades, conseguindo com isso uma sinergia entre as ações, traduzindo numa melhoria dos resultados.

Outras conquistas, após a adoção da mesa setorial, foram a integração entre programas de instituições parceiras, viagens técnicas para produtores do município à região da Serra da Canastra e à cidade do Serro, cursos de boas práticas de fabricação do queijo Minas artesanal, de vaqueiro, de higiene na produção de leite e de inseminação artificial, entre outros.

A gestão compartilhada também já resultou na instalação de laboratório no posto agropecuário da prefeitura municipal, para realização de exames de brucelose e tuberculose; na realização de análises de solo e na compra conjunta de calcário; assim como a fundação da Associação Municipal dos Produtores de Queijo Serro de Conceição do Mato Dentro; e a elaboração e execução do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável do Queijo Minas Artesanal, no município.

Tudo isso, provocou o aumento do interesse dos produtores pela certificação do produto, considerado estratégico no município, por ser melhor remunerado que o leite. Até o momento, três fabricantes com queijos cadastrados no IMA estão certificados, outros 30 estão em processo de certificação e dez já estão aptos para recebê-la.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM