O Hospital doutor José Maria Morais (HJMM), em Coronel Fabriciano, está adotando um novo método de atendimento, baseado no uso do QR Codes, que são uma espécie de código de barras. Através deste sistema, os pacientes que estiverem aguardando por algum serviço poderão, pelo celular, enviar dúvidas sobre o tempo de espera do atendimento, estado de saúde, qual setor procurar, dentre outras. As informações são enviadas para uma central onde um profissional responderá ao paciente ou seu acompanhante.
Os QR Codes foram colocados em pontos estratégicos da recepção do hospital e já estão em funcionamento. De acordo com a diretora executiva do HJMM, Kátia Barbalho, a ferramenta digital vai auxiliar os serviços que já são desenvolvidos.
A unidade hospitalar utiliza o Protocolo de Manchester, adotado por diversas instituições no Mundo, para atendimento dos pacientes. Trata-se de um processo de classificação, baseado em cores, através do uso de pulseiras de identificação, que permite definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos, e de acordo com o grau de urgência.
Outra inovação adotada pela direção do hospital é o envio de uma carta de prestação de contas do atendimento realizado para cada paciente após o período de internação. Neste documento contam: tipo de diagnóstico, tratamento ministrado e valor investido, reforçando a transparência dos serviços prestados, gratuitamente, aos pacientes.