HEADER HOME – TERNIUM STJ

Mais uma barragem prestes a se romper em Minas Gerais

A Vale encaminhou para o Ministério Público de Minas Gerais um documento informando que a barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, pode se romper a qualquer momento a partir deste domingo. O órgão recomendou à mineradora que adote imediatamente medidas para informar à população os riscos aos quais está sujeita.

O MP de Minas solicitou que a Vale faça comunicados “informações claras, completas e verídicas” sobre a atual situação da barragem, os riscos, danos e impactos de um eventual rompimento às pessoas que moram na região, por meio de carros de som, rádio, TV e jornais. Além disso, a empresa deverá manter um posto de atendimento 24h no centro de Barão de Cocais e de cidades vizinhas, que também poderão ser atingidas. Por fim, deverá ser providenciada uma equipe preparada para acolher e atender rapidamente os moradores em caso de rompimento.

Caso não tome as medidas estabelecidas, o MP entrará com uma ação pública na Justiça contra a Vale. A empresa se posicionou dizendo que irá aumentar o repasse de informações por meio dos canais de comunicação da cidade e de panfletagem e irá realizar um simulado de evacuação com a população neste sábado.

A Vale também interditou parte da Estrada de Ferro Vitória Minas, a que circunda a barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco. Quem sai de BH e vai para Vitória vai precisar ir de ônibus até a Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais, e continuar a viagem de trem. No sentido contrário, quem sai do Espírito Santo vai de trem até Barão e termina de chegar em Belo Horizonte de ônibus.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM