Um convênio firmando entre Emater e Copasa, com investimentos de R$ 1,2 milhão, pretende empreender uma série de iniciativas de conservação ambiental em 169 municípios, abrangendo diversas bacias hidrográficas em todo o estado de Minas. O objetivo é melhorar a qualidade e quantidade de água nos mananciais que servem para captação do sistema de abastecimento operado pela Copasa.
O acordo prevê duas metas. A primeira é a elaboração de um diagnóstico ambiental das propriedades rurais. O objetivo é indicar todos os passivos ambientais e quantificar o comprimento de cercas necessárias para isolar as APPs (Áreas de Preservação Permanente), além da quantidade de mudas, bacias de captação de água, curvas de nível e quais os trechos para adequação das estradas rurais.
A outra meta é voltada para capacitações, a principal delas a de “Técnicas de Conservação da Água e do Solo”. O público participante será formado por operadores de máquinas das localidades envolvidas, técnicos da Copasa e Emater. Outra capacitação será destinada aos residentes das microbacias, com temas escolhidos pelos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia). Os assuntos a serem abordados geralmente são sobre produção orgânica, criação de pequenos animais e saneamento rural utilizando a tecnologia de tanque de evapotranspiração (Tevap). Este sistema retém a parte sólida dos resíduos em um sistema fechado e permite a evaporação da água.