O presidente da siderúrgica, Sérgio Leite, após a apresentação dos resultados do 1º trimestre no mês passado anunciou 1 bilhão em investimentos em 2019 para efetuar obras de melhorias na planta de Ipatinga e realizar atualização tecnológica de equipamentos. Mas, não foi o suficente. No início dessa semana, anunciou que até 2022 vai investir 1,234 bilhão na reforma do alto forno 3, também da usina de Ipatinga.
De acordo com comunicado publicado pela empresa, os recursos serão destinados a aquisição e montagem de equipamentos e serviços. Após a reforma total, a capacidade anual do alto forno 32 passará de 2,35 milhões de toneladas de ferro-gusa para 2,9 milhões de toneladas. Ao todo, a unidade de Ipatinga possui três altos-fornos que, juntos, podem 4,23 milhões de toneladas de ferro-gusa.
E não para nisso não. Serão investidos, aproximadamente, R$144 milhões até 2021 na construção de um novo gasômetro em Ipatinga para substituir o outro que explodiu em meados do ano passado.
Será que Minas Gerais vai começar um novo ciclo econômico? Semana passada foi a vez da Fiat anunciar 8,5 bi, sendo 500 milhões serão destinados a construção de fábrica de motores em Betim, o que vai gerar 1.200 novos empregos diretos.