As primeiras escrituras do Projeto de Regularização Fundiária do bairro Nossa Senhora das Graças, em Ipaba, foram entregues aos moradores na última sexta-feira (17). O processo foi possível graças a parceria da Armva(Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço e a Prefeitura de Ipaba.
Neste primeiro momento, foram entregues 35 escrituras devidamente registradas. Ao todo, 507 imóveis estão em processo final de regularização. Os demais documentos serão entregues à medida que forem liberados pelo Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga, sede da comarca. Somente na primeira fase, que contemplou o bairro Nossa Senhora das Graças, 2030 pessoas serão beneficiadas pela regularização.
Para o diretor-geral da Armva, João Luiz Teixeira, o processo de regularização fundiária promove a dignidade humana e gera benefícios ao município. “Pessoas que moram há décadas nesta área, finalmente, tiveram seus terrenos regularizado e os moradores terão segurança em investir em uma reforma, até mesmo obter um empréstimo bancário, vender ou permanecer morando no imóvel. Além disso, a regularização implica em um retorno financeiro para Ipaba, com o recolhimento do IPTU”, pontuou.
O prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves, destacou o pioneirismo do município no trabalho em conjunto Armva. “Algumas pessoas não acreditaram no projeto, contudo, está aí a prova de que deu certo. Agradecemos aos moradores do bairro Nossa Senhora das Graças, por terem sido os primeiros a confiar neste processo. Gostaríamos de parabenizar a toda equipe da Armva que nos orientou, aos servidores municipais que estiveram envolvidos e principalmente aos moradores”, ressaltou.
Agora, o projeto de Regularização Fundiária em Ipaba segue para uma nova etapa, na região, Centro-Leste, visando a regularização de 527 imóveis.