O preço da gasolina em Minas Gerais pode subir em até dois centavos a partir da próxima quinta-feira, dia 16 de maio. De acordo com o presidente do Sindiposto, Márcio Martins, a revisão na tabela dos combustíveis havia sido revista, o que prejudicou os empresários. A variação no valor é decorrente de pesquisas realizadas pelo Estado, que estabeleceram o preço médio de impostos pagos pelos postos de abastecimento.
Márcio destacou que a decisão de reajustar o não o valor final repassado ao consumidor partirá dos próprios empresários que, segundo ele, normalmente não costumam repassar reajustes entre um e dois centavos. O valor já sairá da distribuidora com os preços reajustados.
O reajuste será efetuado apenas no valor da gasolina, permanecendo o diesel e o etanol no mesmo preço já cobrado. O aumento acontece em um momento em que o preço médio do combustível em Minas Gerais é o maior do Brasil,
A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) esclarece que a revisão da base de cálculo do ICMS dos combustíveis é um procedimento adotado periodicamente por todos os estados da Federação. “Para aplicar essa revisão da base de cálculo é levado em consideração o resultado das pesquisas sobre o preço médio ponderado praticado pelos postos revendedores junto ao consumidor final em todas as regiões do Estado”.