O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira (13),um edital que prevê recursos de R$ 200 milhões disponíveis para linhas de financiamentos à todos os 853 municípios do Estado, através do BDMG. Os recursos emprestados poderão ser investidos em projetos de construção, reforma e ampliação de edificações municipais, mobilidade e drenagem urbana, eficiência energética, aquisição de máquinas rodoviárias, caminhões e equipamentos para pavimentação.
Diferentemente de outros editais, este de 2019 dá condições especiais na contratação do financiamento. A carência é maior, podendo chegar a 18 meses, como na linha BDMG Saneamento. Além disso, não haverá pagamento de juros do contrato durante a carência, postergando para o momento da amortização.
Outro ponto é que será possível recompor o caixa por obras já realizadas ou em andamento até 12 meses antes da assinatura do contrato. Na avaliação do BDMG, isso vai gerar impacto positivo aos municípios já que, um contrato assinado, por exemplo, em abril de 2020, o município poderá ter os recursos utilizados para reembolsar investimentos em obras feitos em maio deste ano.